segunda-feira, 19 de maio de 2008

Omissão à Saúde

Não é de hoje, que a saúde é uma grande preocupação da população, e um desafio grande das autoridades.
O descaso é tão grande que nem os que detêm o poder de mudar esse destino, não medem esforços para mudar.
Os hospitais vivem cheios, não há médicos suficientes para atender a demanda de mercado, fazendo filas por uma espera de um atendimento, que é um direito de todos os cidadãos.
Muitos destes médicos, não são capacitados para o grande número de doenças que as pessoas tem tido, fora à estrutura de alguns hospitais que são referência e sua capacidade de atendimento estão saturadas, fazendo com que milhares de pessoas, buscam outros hospitais, que são mais longes de suas casas, enfrentando mais uma maratona, para conseguir um atendimento.
Pelo jeito não há dúvidas, todos os hospitais públicos têm a mesma deficiência, enormes filas, atendimento precário, falto de médicos. Há excelentes hospitais públicos, com uma boa infra-estrutura,ótimo atendimento, médicos bem preparados. O que occorre é que muito destes têm a verba repassada do estado e do Governo Federal, com isso, não há como comprar novos equipamentos, medicamentos. Os funcionários ficam sem receber, os médicos, também, tendo que muitas vezes trabalhar numa carga horária pesada, durando de 24 até 72 horas sem parar, num estresse, sem ter um salário digno, da profissão, se submetendo a trabalhar em outros hospitais para poder sustentar melhor sua família, ocasionando um estresse tão elevado, que se sentem desmotivados, frustados, com a profissão que exerce por não conseguir demonstrar tudo que aprendeu, para ajudar seus pacientes.

Só quem pode pagar, não tem problema, é a minoria, já o restante da população tem que se contentar com isso, muitas vezes, sendo destratados por pessoas que trabalham todos os dias neles, por querer uma informação, que não são passadas.
A obrigação dos funcionários e médicos que atuam em hospitais, é de dar uma informação aos que querem ser atendidos e encaminha-los ao médico, para que possa se tratado.
Quando são atendidos, constatando que há uma internação, o paciente é dirigido a um determinado leito, e quando não se têm leitos, são obrigados a ficar nos corredores dos hospitais, a espera, como posso dizer “por um milagre”, porque grande parte destes, precisam ser diagnosticados, operados com urgência, estão doentes, necessitam de cuidados especiais, muito deles ficam por meses ali, até não agüentar e morrer.
É assim que funciona a rede hospitalar pública, quando os médicos reivindicam por melhores salários, indignados, fazem greve, quem paga o parto é a população, que pagam seus impostos em dia. Mais uma vez, cadê as autoridades, porque elas se calam diante de ver
tanta calamidade, porque a saúde no país está defasada, pelo jeito continuará assim se nada for feito, aparecendo nos noticiários mais uma morte, por falta de atendimento.
Tem que haver uma integração entre a Prefeitura, o Governo Federal, Estadual, para que trabalhando juntos, possam solucionar, problemas em relação à saúde, para que depois não tenham uma dor de cabeça ainda maior.

3 comentários:

Bruno.RP7 disse...

Está em votação no senado uma lei para vigorar a CSS, assim como a CPMF, porém, estes impostos serão para fins hospitalares. Desse modo, reta dezer, será que logo agora estão pensando na saúde? ou em mais verbas para fins super faturados.

JORNALISMO E A CRENÇA POPULAR disse...

é verdade a saude esta cada vez pior em todo o país,mas a unica verdade é que tem muita gente precisando trabalhar..

Carol Côrtes disse...

Parabéns pelo blog. O texto esta muito bacana.
Beijão,
Carol.